Microsoft: BI Corporativo Automatizado

O Business Intelligence ou BI é um termo “guarda-chuva” bastante amplo, que envolve muitos conceitos, ferramentas e tecnologias. No entanto, popularmente, é conhecido com um recurso capaz de substituir os relatórios estáticos por ferramentas interativas capazes de proporcionar análises apropriadas para apoio à decisão. Esta solução consegue, através de uma única interface de análise dinâmica de informações, apoiar tomadores de decisões.

Antes do BI, as decisões eram amparadas por diversos relatórios estáticos, cuja análise era extremamente complexa e trabalhosa.

Atualmente, a capacidade de processamento, relacionamento, identificação de padrões e aplicação de cálculos estatísticos de tendências permite que os decisores possam confrontar suas estratégias com análises preditivas e prescritivas computacionais, reduzindo riscos.

Existem muitos casos de uso para Business Intelligence em empresas de diferentes setores e tamanhos, sejam públicas ou privadas. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Análise de Vendas: as empresas podem usar Business Intelligence para analisar suas vendas por produto, região, canal de vendas, categorias de produtos, dados demográficos e outros fatores. Isso pode ajudar a identificar tendências de vendas, oportunidades de crescimento e áreas problemáticas que precisam ser abordadas.
  2. Gestão de Estoque: para analisar o desempenho de seus estoques, incluindo vendas e estoques em mãos. Isso pode ajudar a otimizar a gestão de estoque e evitar excessos ou faltas.
  3. Análise de Desempenho: as empresas podem usar BI para avaliar o desempenho de seus funcionários, departamentos e unidades de negócios. Os desafios que envolvem a definição de metas realistas tornam-se menos ocmplexos com o apoio de uma ferramenta apropriada para análises.
  4. Análise de Dados Financeiros: empresas podem analisar seus dados financeiros, incluindo receitas, despesas e fluxo de caixa. Isso pode ajudar a identificar oportunidades de redução de custos, melhoria de margens e aumento de receita.
  5. Análise de Dados de Marketing: analisar os dados de marketing, incluindo a eficácia de suas campanhas de marketing digital e seus esforços de geração de oportunidades. Identificar as táticas mais eficazes de marketing e a ajustar suas estratégias para melhorar o retorno sobre o investimento são resultados oferecidos pelo BI.

Esses são apenas alguns exemplos de como as empresas podem usar Business Intelligence para melhorar suas operações e tomadas de decisões. As possibilidades são infinitas e dependem das necessidades específicas de cada empresa.

Apoiamos nossos clientes na extração, organização e preparação dos dados, disponibilizando-os em sistemas como o Power BI, que oferece interface amigável e muito produtiva. Com um time que, inclusive, desenvolve sistemas de apoio para análises assistidas, somos capazes a oferecer a solução completa de inteligência de negócios.